segunda-feira, 9 de julho de 2018

Hierogamos - Misterios da Deusa

O Hieros Gamos

Reportagens - O Hieros Gamos
Poucas coisas são menos compreendidas do que o hieros gamos - o “casamento sagrado”. Considerado o "Santo Graal" dos rituais sexuais, está ao alcance da compreensão e explicação?
por Philip Coppens

               
Um dos tópicos mais intrigantes, nebulosos e controversos da história e da magia é o “hieros gamos”, “o casamento sagrado”. Acreditando-se em incorporar tanto o sexo quanto o ritual, não deveria ser uma surpresa que, ao longo da história, tenha atraído muitos - e muitas vezes aqueles que realmente deveriam ficar bem longe disso. Sua fama significou que o tema foi usado por Dan Brown em “O Código Da Vinci”, onde ele descreveu como “o homem poderia atingir um momento de clímax quando sua mente ficasse totalmente vazia e ele pudesse ver Deus”. Brown não é o único que ligou a experiência com o tantrismo e a retenção do orgasmo. Ele é, naturalmente, também o homem que considerava a vulva de Maria Madalena como o Santo Graal. A missão de definir o hieros gamos acima de tudo é responder à questão de quem e quando foi realizado. Alguns - incluindo Dan Brown - ligam isso à prostituição do templo, enquanto outros o consideram o rei do país que se casa com “a terra” - na forma de uma alta sacerdotisa - para rejuvenescê-lo. Para os gregos, era mais abstrato. Eles consideravam um casamento entre os deuses e, portanto, aparentemente fora do alcance dos seres humanos comuns. Foi apenas na tradição judaica e medieval que os hieros gamos se tornaram ligados à magia e ao ritual e é por isso que aqui encontramos a obsessão atual por ela. Como tal, em 1605, Cesare della Riviera escreveu que “na Europa, os rastros desses antigos rituais passam pelas escolas gnósticas, pelas correntes alquímicas e cabalísticas da Idade Média e da Renascença - onde numerosos textos alquímicos podem ser lidos em dois níveis.

 O Que é o hieros gamos? Em essência, o casamento sagrado é mais um sacramento do que um ritual. É um casamento entre marido e mulher, mas é de natureza sagrada: é um casamento abençoado pelos deuses, com participação ativa dessas divindades, presente no ato de fazer amor entre os dois seres humanos. Concentrar-se no rei tendo relações sexuais com a alta sacerdotisa é, portanto, em grande parte um equívoco, como o rei era igualmente um sumo sacerdote, e a rainha ... uma alta sacerdotisa.

No século XX, Carl Gustav Jung estudou os hieros gamos através do Rosarium Philosophorum, uma série de vinte xilogravuras, impressas em Frankfurt em 1550.

 As imagens têm uma natureza sexual ereal clara: um rei e uma rainha são retratados com o sol e a lua, compartilhando uma cama, realizando atos sexuais, como resultado de que eles se tornam um, e são transformados. E é com essas xilogravuras que chegamos ao âmago do hieros gamos: de fato, o objetivo principal do casamento sagrado é que dois iguais, almas gêmeas, marido e mulher, se reúnem através do hieros gamos. Resumindo: o hieros gamos, ou casamento sagrado, não era um casamento de qualquer ser humano, mas de almas gêmeas. O conceito de almas gêmeas - mais popularmente conhecido como almas gêmeas - é tão antigo quanto a própria civilização. Ísis e Osíris eram ambos irmãos e irmãos, marido e mulher: gêmeos. Em vez de ver isso como um relacionamento incestuoso, os antigos egípcios usavam essa imagem para retratar uma estrutura metafísica complexa.
 

Eles - como tantas outras religiões - acreditavam que cada ser humano possuía uma alma. Aquela alma era metade de uma unidade, que consistia de uma metade masculina e outra feminina. Isso significava que, para cada ser humano vivo, havia uma alma gêmea perfeita. A missão nesta vida foi encontrar aquela alma gêmea e estar reunida a ela. Este foi o mais verdadeiro dos amores; a maior busca. Se não a Grande Obra da Alquimia. O alquimista Nicolas Flamel afirmou que ele só era capaz de realizar a Grande Obra enquanto estava na presença de sua esposa Perenelle, mas era igualmente aceito que a maioria dos casamentos aqui na terra, não era entre almas gêmeas. Uma vez que as almas gêmeas tivessem se encontrado, além de compreender as verdadeiras profundidades do amor e do parentesco que compartilhavam ao longo de suas muitas vidas juntos, os hieros gamos seriam completados em algum momento. O que foi isso? Foi visto como Deus pessoalmente “participando” de uma atividade sexual, na qual os seres humanos - homens e mulheres - são “infundidos” pela essência divina do componente masculino e feminino de Deus.

O exemplo histórico mais conhecido de um casamento tão sagrado é entre o rei Salomão e a rainha Sheba. A história relata como a rainha de Sabá viajou de sua terra natal para encontrar Salomão, para realizar o hieros gamos com ele.

Esta história é discutida por Kathleen McGowan em seu romance baseado em fatos "Book of Love". Ela relata que as antigas tradições estipulam que Deus tinha um aspecto masculino e feminino: El e Asherah. A tradição relata que eles desejavam “experimentar seu grande e divino amor em uma forma física e compartilhar tal bem-aventurança.

Esta história é discutida por Kathleen McGowan em seu romance baseado em fatos "Book of Love". Ela relata que as antigas tradições estipulam que Deus tinha um aspecto masculino e feminino: El e Asherah. A tradição relata que eles desejavam “experimentar seu grande e divino amor em uma forma física e compartilhar tal bem-aventurança com os filhos que eles criariam. Cada alma que foi formada era perfeitamente combinada, dado um gêmeo feito da mesma essência. [...] Assim, o hierosgamos foi criado, o casamento sagrado de confiança e consciência que une os amados em uma só carne. ”Ecos do matrimônio sagrado podem ser encontrados no Cântico dos Cânticos, diretamente ligado a Salomão e descrevendo o ato de fazer amor. O título destaca que foi a música mais sagrada de todas, destacando sua importância. Margaret Starbird apontou que há fortes paralelos entre o Cântico dos Cânticos e os poemas à deusa egípcia Ísis. Naturalmente, Salomão e Sabá e Isis e Osíris eram almas gêmeas e, portanto, capazes de experimentar o hieros gamos.

O Cântico dos Cânticos se tornou muito importante para os Cabalistas, seguindo especificamente o Livro do Zohar, que via o Cântico dos Cânticos como um excelente exemplo do hieros gamos. É na Cabalá Zoárica que Deus é representado por um sistema de dez esferas, cada uma simbolizando um aspecto diferente de Deus, que é percebido como masculino e feminino. A Shekina foi identificada com Malchut, que foi identificada com a mulher no Cântico dos Cânticos. Sua amada foi identificada com Yesod, que representa a fundação de Deus e o falo ou essência masculina.


Dentro da religião judaica , Malchut e Yesod são El, o deus criador paterno, e sua consorte, Asherah. Ele foi identificado com o touro e ela com a deusa mãe. De fato, as mulheres que experimentaram o hieros gamos notam que experimentaram essa energia da deusa mãe, algumas até mesmo visitando mentalmente alguns de seus santuários durante a experiência. As imagens também revelam há quanto tempo nossos ancestrais estão familiarizados com esse casamento sagrado: a ligação entre o touro e a deusa da terra é visível nas paredes de Catal Huyuk, construída no oitavo milênio aC. O hieros gamos deveria, portanto, ser rotulado apropriadamente como o reencontro das almas gêmeas, enquanto encarnado no corpo, através da atividade sexual, envolvendo a participação ativa do aspecto masculino e feminino de Deus: “O que Deus uniu, que nenhum homem separe. "

Aqueles que experimentaram tal união acham em grande parte impossível descrever - "além das palavras". Eles são, no entanto, capazes de quebrar a experiência em alguns componentes. O homem se tornará um com El, enquanto a fêmea se derrete com Asherah, a “Rainha dos Céus”. Durante esta união, é inteiramente possível que Asherah ou El seja mais proeminente em um parceiro do que no outro. Durante esses encontros, a atividade sexual excede - e é diferente de - um orgasmo normal; é normalmente mais intenso, prolongado e múltiplo, pelo que o próprio orgasmo é mais enérgico, em vez de físico. No entanto, a presença dessa energia divina não deve ser vista como uma forma de posse; normalmente, a energia sexual humana está igualmente presente, e a experiência sexual é um equilíbrio e interação entre as duas energias. Para colocar de forma grosseira: o hieros gamos é um quarteto: dois seres humanos, e El e Asherah operando com e através deles. Onde isso deixa a reputação do hieros gamos como uma forma de prostituição no templo? Asherah foi ligada com a Ishtar mesopotâmica, cujo culto envolveu prostitutas sagradas. Contudo, deveríamos talvez ver nessas mulheres iniciáticas: mulheres que prepararam e ensinaram certas metodologias de como a sexualidade sagrada deveria ser experimentada entre os parceiros, de modo que sua união pudesse levar a um casamento sagrado?


Curiosamente, o poema mais antigo do mundo, “A Epopéia de Gilgamesh”, relata como quando Gilgamesh descobre o homem selvagem Enkidu, ele o envia para Shamhat, uma sacerdotisa de Ishtar. Ela foi instruída a ensinar Enkidu a viver como um ser humano cultural, sugerindo que nossos ancestrais identificaram a cultura especificamente como fazer amor de maneira adequada - o caminho da hieros gamos. Esses exemplos, e o exemplo de Salomão e Sabá, deixam claro que a busca do hieros gamos não está aberta para todos e sim apenas para as almas gemeas. É por isso que Flamel observou que só era possível ser executado com Perenelle, claramente não só sua esposa, mas também sua alma gêmea. Também não é tanto ritual, mas união total de corpo, mente e espírito: as duas partes de uma alma se unem no corpo, realizando assim no corpo o que elas eram no início dos tempos: uma unidade. A Grande Obra E essa união foi “abençoada” pelo sacramento do hieros gamos, no qual o próprio Deus, presente na separação dessas almas no início dos tempos, reuniu e abençoou os dois amantes.
Assim, mesmo que a ioga tântrica, como tal, não tenha nada a ver com isso, o tantrismo sabe sobre este estado de união perfeita e o rotulou de Samadhi. É o estado em que as respectivas individualidades de cada um dos participantes são completamente dissolvidas na unidade da consciência cósmica - as duas unidades são reunidas. Para tântricos, as divindades não são El e Asherah, mas Shakti e Shiva. Por ser “restrito” às almas gêmeas, os hieros gamos podem não ter o apelo sexual e ritual que muitos gostariam de dar. Mas, no entanto, é o sacramento mais importante de todos, pois foi a conclusão da busca da alma na vida: encontrar sua alma gêmea e se reunir, e dentro desse amor, continuar sua vida, combinada.

As pessoas que experimentaram o hieros gamos concordam que esta é uma experiência única. Uma pessoa afirmou que durante o hieros gamos, ambos os parceiros experimentaram o orgasmo total, embora sem atividade física - através de uma conexão física, o outro parceiro experimentou perfeitamente a estimulação sexual que a outra pessoa estava enviando na mente - em resumo, os parceiros ambos não apenas liam a mente da outra pessoa, mas interagiam dentro dessa mente - como uma unidade da consciência cósmica. Outra pessoa descreveu isso como “felicidade total” ou como “céu” deve ter parecido. O sentimento de “céu na terra” pode ser de fato o que o hieros gamos era: as almas gêmeas no céu, experimentando sua união divina na terra. Como acima, então é  abaixo?
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário